#Curiosidade #PesquisaFlash - O caminho do circo

Autor desconhecido - Imagem encontrada na plataforma do Pinterest

   O Circo é uma das modalidades de arte mais antigas da história, que com o tempo sofreu várias alterações e adaptações. Já foi usado até como denominação para o desinteresse do público em assuntos importantes de política (Política do Pão e Circo, onde o Império Romano desviava o foco dos problemas sociais com o entretenimento de sua população), mas hoje é usado como sinônimo de conhecimento e resistência, onde nessa era digital, quando grande parte dos jovens não tem o contato com as artes circenses, a presença do circo na sociedade luta firmemente para se manter presente no cotidiano das pessoas.
   O início do circo no brasil aconteceu com apresentações em praças públicas, com imigrantes europeus trazendo a sua cultura para a nossa terra. Hoje, com a grande burocratização e despreparo das cidades em receber suas artes circenses dentro das lonas, muitos artistas viram como solução a rua, e é na rua que o circo está se rejuvenescendo e sendo trabalhado para se sustentar vivo na sociedade e, consequentemente, contribuir para o cenário de política pública.
   A Arte circense tem um conteúdo rico, e que pode ser explorado de diferentes formas, possibilitando que o artista, tenha ele a idade que for, conheça a vastidão de movimento de seu corpo. Mas não só isso! Ela também pode desenvolver o psicológico e a interação social. Essa arte busca valorizar a expressão, tornando os movimentos circenses naturais, sem o medo do erro, permitindo que o artista se desenvolva sem a repreensão do erro e sem o sentimento de fracasso por não ter conseguido.
   A ideia do circo, portanto, é de inserir elementos da arte circense na vida das pessoas, principalmente na das crianças e dos jovens, podendo servir como um recurso pedagógico, como um conteúdo, pois suas características são de grande importância para o desenvolvimento físico e psicológico.

Pesquisado e escrito por Gabriel Lupiani

Nenhum comentário:

Postar um comentário